Poluição nos oceanos

10/02/2021 Olá caros leitores, como vocês estão?
Vamos falar sobre uma descoberta recente sobre a poluição dos oceanos.
Há muitos anos, os cientistas que cuidavam dos oceanos, acreditaram que as principais microfibras que poluíam os oceanos eram dos plásticos, pelo pressuposto de que fibras naturais (como algodão e lã) eram biodegradáveis. Porém, um grupo de pesquisadores da Itália e da África do Sul analisaram 2.000 amostras de água retiradas dos oceanos Atlântico, Índico, Antártico e no Mar Mediterrâneo, e descobriram que apenas 8% da poluição eram de fibras plásticas, como poliéster ou nylon. O restante eram fibras naturais, como algodão com 50% do total, e lã com 12%.
Com essa descoberta, os cientistas levantam a hipótese de que as fibras naturais demoram mais para de degradarem do que imaginávamos. É muito provável de que a maioria das fibras de algodão e de lã que estão nos oceanos sejam de décadas anteriores, por serem mais comum as roupas com essas fibras.
arquivo sem legenda ou nomeO fato do principal contribuinte da poluição dos mares e oceanos ser as microfibras têxteis é de se preocupar, uma vez que esses materiais recebem compostos químicos e saem naturalmente de nossas roupas durante a lavagem, que por sua vez percorre pelos esgotos, rios e acabam nos nossos oceanos. Para contabilizar essa preocupação, damos o exemplo de uma camiseta de poliéster simples, uma única lavagem na máquina de lavar, libera meio milhão de microfibras têxteis.
O coordenador da pesquisa, Peter Ryan relata que "Deveríamos estar tentando reduzir o número de microfibras de roupas que entram no ambiente, independentemente de serem de plástico ou não, porque parece que elas provavelmente durarão muito tempo no ambiente".
Pensando nisso, algumas marcas de roupas estão desenvolvendo tecidos autolimpante, que no futuro, esperamos reduzir o número de lavagens de roupas, fazendo com que menos microfibras sejam soltas no ambiente, mas este será assunto para um outro texto no futuro...
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos blogs!
 
Fonte: Textile Industry
 
Compartilhe:
Conteúdo Relacionado: poluição fibras oceanos
Não encontrou o modelo que procura? Fazemos o seu modelo sob medida. CLIQUE AQUI E ENVIE SEU MODELO
Chame no WhatsApp
X